Dicas refrescantes, para acalmar o Pitta Dosha agora no verão!

Dos três doshas, pitta é o que tem de mais comum com o Verão. Imagine uma panela a ferver de sopa quente, amarga e picante— essa é a natureza de pitta. Constituído pelos elementos fogo (maioritariamente) e água (secundariamente), pitta tem como atributos, quente, oleoso, forte, leve, azedo, fluido e pungente sendo também muitas das mesmas qualidades sensoriais que nos rodeiam nesta altura do Verão.
pitta foto
É um princípio básico do Ayurveda que igual aumenta igual. No livro, “Ayurveda: Segredos de Cura”, a autora e professora Maya Tiwari escreve « . Os doshas não são simplesmente a energia dinâmica dentro do corpo, são por sua vez, principalmente influenciados pelas mudanças sazonais » Quando começa a aquecer no Verão, tornamo-nos mais propensos a acumular excesso de pitta. Se nós já possuímos um prakriti (natureza) pitta, corremos um risco ainda maior de ficarmos desequilibrados.
Sinais de um pitta desequilibrado incluem diarreia, sensações de ardor, irritações na pele, suor com odor intenso, febre, inflamações, e um estado mental intenso ou hipercrítico. Pitta rege a digestão e o metabolismo, sendo assim, o fogo pode começar primeiro lugar no intestino delgado e estômago – o local principal de pitta no corpo – com excesso de ácido digestivo e bílis.
O que fazer quando o pitta está a “ferver”? Devemos ter em mente que os desequilíbrios dos doshas podem variar nas suas manifestações e severidade, dependendo de vários factores.
Se tem suspeita de algum problema de saúde, procure um terapeuta qualificado. Mas se se sente simplesmente com excesso de calor, sintonize-se com os seus sentidos e tente aplicar qualidades opostas para se manter saudável no meio desta estação quente.
Sabor: sabores como amargo, doce e adstringente acalmam pitta, então coma mais alimentos como maçãs, uvas, courgette, alface, pepino, coentro e lacticínios biológicos frescos. Eliminar ou reduzir o consumo de álcool, carnes pesadas e fritos, alimentos gordurosos, salgados, picantes e amargos. Em vez de sal, use sementes de funcho, coentro, feno-grego e sumo de lima fresco para temperar.
 
Toque: Use fibras naturais e que façam com que a pele respire naturalmente e que têm um efeito refrescante, como algodão e linho
 
Cheiro: Mime-se com um bouquet fresco de tuberosa, gardénia, ou frésia, use óleos essenciais como rosa, jasmim, gerânio, vetiver, ou ylang ylang.
 
Visão: Dê uma pausa no trabalho que requer intenso foco visual. Olhe para as verdejantes árvores e prados de verão. Rodeie-se de cores e tons refrescantes como branco pérola, azul, verde, prata e cinza.
Som: Ouça música, como flauta e cantos devocionais para acalmar e suavizar o seu coração e espírito.
 
Pranayama: Experimente técnicas de pranayama que arrefeçam, como Sitali e Sitkari, que são feitas pela inalação através da boca e expirarão pelo nariz.
 
Para fazer o Sitali, sente-se uma posição confortável, faça uma forma de O com a sua boca, e enrole a língua longitudinalmente. Em seguida, como B.K.S. Iyengar instrui no livro “Luz sobre Pranayama », “sugue” o ar, como se estivesse a beber por uma palha e encha os pulmões completamente. » Retire a língua, feche a boca e prenda a respiração por cinco a 10 segundos. Expire pelo nariz. Repita esse ciclo por cinco a 10 minutos e depois descanse em Savasana (postura do cadáver).

 

Se você não consegue enrolar sua língua, tente Sitkari, que é semelhante ao Sitali excepto que a língua é mantida fixa. Cerre os dentes, deixando os lábios entreabertos e a língua levemente encostada por trás dos dentes incisivos superiores, inspirar pela boca, fazendo o ar passar por entre os dentes e a língua, reter o ar e expirar pelas narinas. Pratique com cuidado e sem intensidade no início ou no final do dia, quando o ar está fresco.
 
(…:)
Por Niika Quistgard
Tradução livre, Liz 🙂
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